Laboratório de Iniciação ao Jornalismo

Programa da disciplina

Laboratório de Iniciação ao Jornalismo

Prof. Dr. Dennis de Oliveira – E-mail: dennisol@usp.br

Objetivos da disciplina:

Iniciar os estudantes ingressantes no domínio das técnicas e dos conceitos do jornalismo, utilizando como espaço laboratorial o jornal “Notícias do Jardim São Remo”, mensalmente distribuído na comunidade do Jardim São Remo.

Propiciar reflexões e debates sobre as razões éticas das ações jornalísticas

Desenvolver nos estudantes virtudes profissionais como: senso de responsabilidade; senso de crítica e auto-crítica; respeito às fontes e aos leitores; rigor ético nas decisões; rigor técnico nos procedimentos e criatividade na expressão das mensagens.

MATERIAL DE APOIO AS AULAS

Textos e outros materiais de apoio as aulas teóricas podem ser encontrados clicando aqui.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

– Participação na produção do jornal (produção de matérias, edição, diagramação, fechamento e distribuição)

– Participação nas atividades dadas em sala de aula

– Relatório de auto-avaliação (articulação da discussão teórica com a experiência da produção do jornal laboratório)

Observações:

– Todos os textos, matérias, relatórios devem ser entregues impressos ao professor (não serão aceitos trabalhos enviados por email)

– Algumas atividades de produção do jornal também serão realizadas em conjunto com professores da disciplina Jornalismo Visual, mas as avaliações de cada uma das disciplinas são independentes

– A disciplina prevê atividades de extensão fora do horário de aula, como distribuição de jornais, visitas à comunidade e a redações de jornais (a confirmar)

BIBLIOGRAFIA

BOCCHINI, Maria Otília. Para escrever bem S. Paulo: Manole, 2000

COSTA, C. T. Um modelo de negócio para o jornalismo digital –Revista de Jornalismo da ESPM, abril/junho 2004 (disponível em http://caiotulio.com.br/2014/04/um-modelo-de-negocio-para-o-jornalismo-digital/)

CAPUTO, Stella. Sobre entrevistas. Petrópolis: Vozes, 2006

GIANOTTI, Vito. Muralhas da linguagem. Rio de Janeiro: Mauad, 2004

HERMAN, E. S; CHOMSKY, N. A manipulação do público – política e poder econômico no uso da mídia. S. Paulo: Futura, 2003

HERMAN, Edward; CHOMSKY, Noam. A manipulação do público. São Paulo: Futura, 2003

LAGE, Nilson. Teoria e técnica do texto jornalístico. Rio Janeiro: Elsevier, 2004

LIPPMANN, Walter. Opinião Pública. Petrópolis: Vozes, 2008

LIPPMANN, Walter. Opinião Pública. Petrópolis: Vozes, 2008

McCOMBS, Maxwell. A teoria da agenda. Petrópolis: Vozes, 2009

MEYER, P. The new precision journalism. NY: Paperback, 1991 (disponível em https://www.unc.edu/~pmeyer/book/)

NEUVEU, Erik. Sociologia do jornalismo. S. Paulo: Loyola, 2006

OLIVEIRA, Dennis. Jornalismo e emancipação: uma prática jornalística baseada em Paulo Freire. Curitiba: Appris, 2017

PEREIRA JR, Luiz Costa. Apuração da notícia. Petrópolis: Vozes, 2006

PEREIRA Jr, Luiz Costa. Guia para edição jornalística. Petrópolis: Vozes, 2006

SHOEMAKER, Pamela. Teoria do gatekeeping. Penso/Artemed, 2011

TALESE, Gay. Fama e anonimato. S. Paulo: Cia das Letras, 2003

THOMPSON, J. B. Mídia e modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998

TRAQUINA,  Nelson. Teorias do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2005

 

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